Irã começa a construir novo reator nuclear
Irã anuncia a construção de um novo reator nuclear em Isfahan, intensificando suas ambições nucleares. Com ajuste internacional crescente, o país insiste no caráter pacífico da expansão.
Nesta segunda-feira (5), o Irã anunciou que iniciou a construção de um novo reator nuclear em Isfahan. Esta notícia vem apenas uma semana após o país ter anunciado a construção de um complexo de usina nuclear no sul do país. A expansão das capacidades nucleares do Irã tem sido uma fonte de preocupação internacional.
Potente fonte de nêutrons
O diretor da Organização de Energia Atômica do Irã, Mohammad Eslami, afirmou que a construção do reator iniciou com a colocação de concreto para suas fundações. Isfahan, uma cidade localizada no centro do Irã, já abriga três reatores nucleares. O novo reator, de 10 megawatts, será utilizado para diversos fins, incluindo testes de combustíveis e materiais nucleares, bem como a produção de radioisótopos e radiofármacos industriais.
Tensões Internacionais
O programa nuclear iraniano tem sido uma fonte de tensão internacional desde 2018. Naquele ano, os Estados Unidos, sob a liderança do então presidente Donald Trump, retiraram-se de um acordo nuclear histórico que garantia ao Irã o alívio das sanções internacionais em troca da limitação de suas atividades nucleares. O Irã, por sua vez, sempre negou a intenção de desenvolver armas nucleares, insistindo na natureza pacífica de seu programa.
Expansão Nuclear em Sirik
Além do novo reator em Isfahan, Mohammad Eslami anunciou recentemente a construção de um complexo nuclear em Sirik, no Estreito de Ormuz. O complexo será composto por quatro centrais com uma capacidade de produção combinada de 5.000 megawatts. A expectativa é que a fábrica de Sirik esteja totalmente operacional até 2031. Atualmente, apenas cinco países – Estados Unidos, França, China, Rússia e Coreia do Norte – possuem mais de 20 mil megawatts de capacidade nuclear instalada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)