Irã aprova projeto que pune mulher sem véu com até 10 anos de prisão
O Parlamento iraniano aprovou nesta quarta-feira (20) um projeto de lei que visa endurecer as penalidades para mulheres e meninas que não usam o hijab, véu obrigatório em locais públicos (foto)...
O Parlamento iraniano aprovou nesta quarta-feira (20) um projeto de lei que visa endurecer as penalidades para mulheres e meninas que não usam o hijab, véu obrigatório em locais públicos (foto). O projeto, intitulado “Apoio à Cultura da Castidade e do Hijab”, foi aprovado por 152 votos contra 34 e, agora, aguarda a aprovação do Conselho Guardião iraniano antes de se tornar lei.
Conforme o texto, aqueles que forem pegos violando o código de vestimenta iraniano enfrentarão punições graves, classificadas como “quarto grau”. Isso inclui multas de até US$ 7,3 mil ou uma pena de cinco a dez anos de prisão.
A medida foi aprovada apenas quatro dias após o primeiro aniversário da morte de Mahsa Amini, uma jovem curda de 22 anos. Amini foi detida em Teerã sob acusação de violar o rigoroso código de vestimenta para mulheres e acabou morrendo enquanto estava sob custódia da Polícia da Moralidade.
LEIA MAIS na Crusoé; assine a revista e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)