Capitólio: relatório recomenda que Trump seja proibido de ocupar cargos públicos
O Comitê da Câmara dos Deputados dos EUA que investigou a invasão ao Capitólio divulgou na noite dessa quinta-feira (23) o relatório final dos trabalhos realizados. O documento, que tem mais de 800 páginas, diz que o ex-presidente Donald Trump conspirou criminalmente...
O Comitê da Câmara dos Deputados dos EUA que investigou a invasão ao Capitólio divulgou na noite dessa quinta-feira (23) o relatório final dos trabalhos realizados. O documento, que tem mais de 800 páginas, diz que o ex-presidente Donald Trump (foto) conspirou criminalmente “com várias partes” para anular os resultados legais das eleições de 2020 e não agiu para impedir que seus apoiadores atacassem a sede do Parlamento, em janeiro do ano passado.
Com isso, foi recomendado que Trump seja proibido de ocupar cargos políticos e que o republicano seja “julgado por incitar uma insurreição que terminou com vários mortos” — cinco pessoas, incluindo um policial, morreram durante ou logo após o incidente e mais de 140 policiais ficaram feridos.
“A causa central [do ataque de] 6 de janeiro foi um homem, o ex-presidente Donald Trump, a quem muitos outros seguiram. Nenhum dos eventos daquele dia teria acontecido sem ele”, diz um trecho do relatório. Essa foi a primeira vez na história do país que o Congresso recomendou um processo criminal contra um ex-presidente.
No mês passado, Trump anuncia sua pré-candidatura à Presidência dos EUA em 2024. Caso não seja impedido pela Justiça, ele terá que vencer a disputa interna do partido Republicano para concorrer ao cargo novamente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)