Influenciadores acusam agência supostamente ligada à Rússia de pagar por posts contra a Pfizer
Blogueiros, influenciadores digitais e youtubers franceses e alemães receberam ofertas de dinheiro de uma agência de relações públicas, com aparentes ligações com a Rússia, para acusar falsamente a vacina da Pfizer/BioNTech de ser responsável por centenas de mortes...
Blogueiros, influenciadores digitais e youtubers franceses e alemães receberam ofertas de dinheiro de uma agência de relações públicas, com aparentes ligações com a Rússia, para acusar falsamente a vacina da Pfizer/BioNTech de ser responsável por centenas de mortes, diz o jornal britânico The Guardian.
Os russos produzem a vacina Sputnik V, concorrente direta da vacina da Pfizer entre os imunizantes desenvolvidos contra a Covid.
A agência Fazze, que se descrevia como “plataforma de marketing de influência conectando blogueiros e anunciantes”, fechou seu site e tornou sua conta no Instagram privada nesta terça-feira (25).
Segundo o jornal, ela não está registrada no seu alegado endereço em Londres, e a plataforma profissional LinkedIn informa que sua gerência vem de Moscou.
Na semana passada, a Fazze contatou vários youtubers franceses de saúde e ciência e propôs a eles, no que o Guardian descreve como “um inglês pobre”, pagamento para que dissessem “que a taxa de mortalidade entre os vacinados com Pfizer é quase três vezes maior que a dos vacinados com AstraZeneca”.
Os influenciadores foram instruídos a publicar links sobre um relatório vazado contendo dados que supostamente corroboram essa alegação e teriam sido publicados na chamada “dark web” por hackers russos.
Eles também foram orientados pela agência a dizer que “a grande mídia vem ignorando” os supostos perigos da vacina da Pfizer e a evitar, nos seus posts, o uso de palavras como “publicidade” ou “patrocinado”: “O material deve ser apresentado como sua própria visão independente”.
As capturas de tela dos e-mails foram postadas no Twitter por Léo Grasset, um youtuber científico francês que tem quase 1,2 milhão de assinantes, e por Mirko Drotschman, um youtuber e podcaster alemão com 1,5 milhão de assinantes.
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