Honda Gold Wing: A revolução da motocicleta grã-turismo ao longo das décadas
De seu primeiro prototipo às versões mais recentes, explore a evolução desta mítica motocicleta.
Considerada uma das motocicletas mais icônicas da categoria grã-turismo, a Honda Gold Wing continua a surpreender aficionados por motos desde o seu lançamento, no final de 1974. Desenvolvida para proporcionar o máximo de conforto e desempenho, a Gold Wing fez história e ainda resgata tradições enquanto se adapta às inovações tecnológicas do século XXI.
A ideia inicial da Honda para a Gold Wing era criar uma motocicleta esportiva que pudesse repetir o sucesso da CB 750 Four. O plano era dotar a moto com um motor revolucionário de seis cilindros e 1.471 cm³ refrigerado a líquido. Contudo, o grande motor se mostrou incompatível com o chassi disponível, levando ao redesenho do projeto, que resultou na configuração icônica que conhecemos hoje.
O primeiro protótipo: a revolução da M1 ao Projeto 371
Inicialmente, a Gold Wing foi equipada com um motor de quatro cilindros “boxer”, apresentando duas bancadas de cilindros opostos. Com um desempenho excepcional para a época, o motor de 999 cm³ gerava 80 cv de potência, capaz de mover seus 265 kg de inércia até os 160 km/h em apenas 13 segundos. A velocidade máxima ultrapassava os 190 km/h.
Os engenheiros da Honda conseguiram criar uma máquina que combinava velocidade e conforto, características essenciais para uma motocicleta grã-turismo. O resultado foi uma moto luxuosa e extremamente confortável, atendendo perfeitamente as necessidades dos pilotos mais exigentes da época.
Como a Honda Gold Wing competiu com rivais como a Suzuki GS1000 e Kawasaki Z1300?
A Honda GL 1100 Gold Wing, lançada em 1983, é um exemplo clássico desta motocicleta. Produzida para enfrentar concorrentes de peso como a Suzuki GS1000 e a Kawasaki Z1300, a GL 1100 trouxe diversas inovações para se destacar no mercado. A GL 1100 Gold Wing foi equipada inicialmente com um motor de 1.085 cm³, proporcionando maior torque e melhor desempenho.
Além do aumento na cilindrada, a Gold Wing GL 1100 recebeu uma ignição eletrônica mais eficiente e uma suspensão ajustável, melhorando ainda mais o conforto. O assento ajustável e o entre-eixos alongado também foram melhorias significativas em relação aos modelos anteriores, confirmando o compromisso da Honda com o conforto e a performance.
Qual é o valor de uma Honda GL 1100 Gold Wing de 1983?
Para os colecionadores e entusiastas, uma Honda GL 1100 Gold Wing de 1983 possui um valor significativo. Segundo Gabriel Nascimento, da loja Espaço Warrior, de Campinas, um exemplar marrom metálico desse modelo, com 100% da pintura original e pouco mais de 92.530 km rodados, pode ser encontrada por cerca de R$ 79 mil.
Este valor é superior ao de uma Honda CB 1000R zero quilômetro, que custa aproximadamente R$ 78.870. Tal preço reflete não apenas a qualidade e durabilidade do modelo, mas também seu status como um verdadeiro clássico das motocicletas grã-turismo.
Mais informações sobre a GL 1100 Gold Wing
A produção da GL 1100 Gold Wing, entre 1980 e 1983, representou uma das mais significativas evoluções da linha de motos tourer da Honda. A escolha por um motor mais potente e a inclusão de tecnologias avançadas consolidaram a liderança da Honda sobre suas rivais japonesas.
Com inovações que permitiam um melhor desempenho mesmo em longas viagens, a GL 1100 se tornou sinônimo de luxo e conforto, atraindo uma base de fãs leal que persiste até hoje. Os ajustes constantes nos modelos seguintes garantem que a Gold Wing mantenha seu legado enquanto continua a evoluir.
Por fim, é impossível não reconhecer a importância histórica e tecnológica da Honda Gold Wing. Desde seu primeiro protótipo até os modelos mais recentes, essa motocicleta continua a ser referência no segmento grã-turismo, combinando tradição com modernidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)