Holanda anuncia que deportou espião russo que se passava por brasileiro
O serviço secreto da Holanda revelou nesta quinta-feira (16) que deportou um agente secreto russo que tentou entrar no país se passando como um cidadão brasileiro. O caso teria ocorrido em abril, mas só foi revelado hoje pelas autoridades de Amsterdam...
O serviço secreto da Holanda revelou nesta quinta-feira (16) que deportou um agente secreto russo que tentou entrar no país se passando como um cidadão brasileiro. O caso teria ocorrido em abril, mas só foi revelado hoje pelas autoridades de Amsterdam.
Serguei Vladimirovitch Tcherkasov seria, de acordo com os holandeses, um agente a serviço do GRU, o serviço de inteligência da Defesa da Rússia. Ele tentou entrar no país como Viktor Muller Ferreira, um suposto brasileiro, e tentava alcançar o Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede na cidade de Haia.
O objetivo, de acordo com o governo, seria ter maior acesso sobre as investigações da corte – que é vinculada à ONU e não ao governo holandês – sobre crimes de guerra cometidos por russos na Guerra da Geórgia, em 2008.
Entre os documentos revelados pelo serviço secreto holandês está uma carta escrita por Serguei/Viktor, onde o espião revelaria supostos detalhes da sua vida pessoal no Brasil. Ele teria 33 anos completos e nascido em Niterói (RJ), com uma relação conturbada com seu pai, o único vivo na família. Nos trecho mais recente, ele dizia morar em Brasília.
De acordo com Amsterdam, o espião teria sido encaminhado de volta ao Brasil assim que descoberta a fraude.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)