“Haverá um acordo”, diz Trump sobre ‘tarifaço’ à UE
Presidente americano recebeu Giorgia Meloni para negociar redução das tarifas impostas à Itália e União Europeia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, na Casa Branca nesta quinta, 17.
Trump disse estar otimista por um acordo com a União Europeia sobre o impasse das tarifas, mas afirmou não ter pressa.
“Haverá um acordo comercial. Espero firmemente por isso, mas será um acordo justo”, afirmou o republicano.
Meloni foi a segunda representante de um país a visitar Washigton em busca de reduzir as tarifas para a Itália e União Europeia.
Comitiva japonesa
Na véspera, uma delegação comercial do Japão chefiada pelo ministro da Revitalização Econômica, Ryosei Akazawa, conversou com Trump em Washington.
O negociador japonês foi o primeiro representante de um país a negociar a redução das tarifas.
“O Japão está vindo hoje para negociar Tarifas, o custo do apoio militar e ‘JUSTIÇA COMERCIAL. Espero que algo possa ser resolvido que seja bom (ÓTIMO!) para o Japão e os EUA!”,
No entanto, o governo americano decidiu manter a porcentagem imposta ao Japão.
Pausa
Trump autorizou a redução a 10% das taxas recíprocas aos países pelo período de 90 dias.
“Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato. Em algum momento, esperançosamente em um futuro próximo, a China perceberá que os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ou aceitáveis. Por outro lado, e com base no fato de que mais de 75 países convocaram representantes dos Estados Unidos, incluindo os Departamentos de Comércio, Tesouro e USTR, para negociar uma solução para os assuntos em discussão relativos a Comércio, Barreiras Comerciais, Tarifas, Manipulação Cambial e Tarifas Não Monetárias, e que esses países não retaliaram de forma alguma contra os Estados Unidos, por minha forte sugestão, autorizei uma PAUSA de 90 dias e uma Tarifa Recíproca substancialmente reduzida durante esse período, de 10%, também com efeito imediato. Obrigado pela sua atenção a este assunto!”, escreveu Trump no Truth Social.
Apenas a China está sendo tarifada pelos americanos.
Leia mais: “Crusoé: O protecionismo de Trump”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)