Governo chinês diz que visita de Pelosi a Taiwan é “grave provocação política”
Uma mensagem do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China, replicada em agências de notícia chinesas e pela Embaixada da China no Brasil, condenou a visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi (foto) a Taiwan nesta terça-feira...
Uma mensagem do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China, replicada em agências de notícia chinesas e pela Embaixada da China no Brasil, condenou a visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi (foto) a Taiwan nesta terça-feira (2).
A chegada da mais importante autoridade americana em 25 anos elevou ao máximo a tensão entre Washington e Pequim, que vê a ilha como parte de seu território e seu atual governo como ilegítimo.
“A presidente Nancy Pelosi é a líder incumbente do Congresso dos EUA, e a sua visita e as atividades em Taiwan, de qualquer forma e de qualquer razão, é uma grave provocação política para escalar os intercâmbios oficiais dos EUA com Taiwan“, escreveu a chancelaria em sua mensagem oficial. “A China não aceita isso de forma alguma e o povo chinês rejeita absolutamente isso.”
“Existe no mundo apenas uma China, e Taiwan é uma parte inalienável do território da China. O Governo da República Popular da China é o único governo legítimo que representa toda a China”, disse o governo chinês em sua mensagem.
O Exército Chinês anunciou que conduzirá uma série de exercícios militares na costa da ilha, a partir desta terça-feira – no que é visto como uma retaliação à visita da chefe do legislativo americano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)