“Governarei como socialista democrático”, diz novo prefeito de Nova York
Mamdani afirmou ainda que cidade será "exemplo para o mundo" durante sua gestão; ele se declara muçulmano e de esquerda
O novo prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, disse nesta quinta-feira, 1º, em seu discurso de posse, que governará como “socialista democrático“ e que, em sua gestão, a cidade americana será “exemplo para o mundo“. Mamdani, de 34 anos, nasceu em Kampala, capital de Uganda, e ganhou destaque ao anunciar sua candidatura pela plataforma TikTok enquanto corria uma maratona.
Ele se declara muçulmano e de esquerda e defende maior igualdade de direitos para todas as comunidades da cidade. Foi eleito prefeito de Nova York com 50,6% dos votos, superando o ex-governador Andrew Cuomo, que concorreu como independente, e o republicano Curtis Sliwa.
Mamdani é o primeiro muçulmano a governar Nova York. Ele também é o mais jovem prefeito em mais de um século.
“Governaremos sem vergonha nem insegurança, sem pedir desculpas por aquilo em que acreditamos. Fui eleito como socialista democrático e governarei como socialista democrático. Não abandonarei meus princípios por medo de ser considerado radical. Como disse certa vez o grande senador de Vermont: ‘O que é radical é um sistema que dá tanto a tão poucos e nega a tantas pessoas as necessidades básicas da vida'”, disse o novo prefeito, no discurso de posse, segundo transcrição do jornal The New York Times.
“Nos esforçaremos diariamente para garantir que nenhum nova-iorquino seja impedido de adquirir qualquer uma dessas necessidades básicas por causa do preço”, acrescentou.
“Unidos e impulsionados por um propósito, faremos algo que os nova-iorquinos fazem melhor do que ninguém: daremos o exemplo para o mundo. Se o que Sinatra disse é verdade, provemos que qualquer um pode vencer em Nova York – e em qualquer outro lugar também. Provemos que, quando uma cidade pertence ao povo, não há necessidade pequena demais para ser atendida, ninguém doente demais para ser curado, ninguém sozinho demais para sentir que Nova York é seu lar”, pontuou também.
Mamdani fez o juramento de posse na histórica estação de metrô Old City Hall, pouco depois da meia-noite. Como muçulmano, ele recitou o juramento com a mão esquerda sobre dois Alcorões.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)