GM demite mais de 1300 funcionários nos EUA
A General Motors (GM), maior montadora dos Estados Unidos, anunciou recentemente a demissão de 1.300 trabalhadores em duas fábricas de automóveis localizadas no estado de Michigan...
A General Motors (GM), maior montadora dos Estados Unidos, anunciou recentemente a demissão de 1.300 trabalhadores em duas fábricas de automóveis localizadas no estado de Michigan. Essa medida faz parte dos planos da empresa de se adaptar às mudanças no setor automobilístico, com foco na produção de veículos elétricos.
O objetivo da empresa é que ela se torne uma montadora 100% de carros elétricos até 2035. Este anúncio foi feito em 2021 pela então presidente da empresa Mary Barra.
A meta é tornar a montadora neutra em carbono até 2040, “o que significa retirar emissões de todos os nossos produtos, incluindo todo veículo que a gente produz, e de todas as nossas operações globais nos próximos 20 anos”, disse Mary na época. Quando isso não for possível, a empresa promete compensar as emissões por meio de créditos ou captura de carbono.
A fábrica Orion Assembly, que atualmente produz o Chevrolet Bolt elétrico, encerrará sua produção do modelo e será convertida para a fabricação de picapes elétricas a partir do final de 2025. Como resultado, 945 trabalhadores serão demitidos. A produção final do Bolt em Orion está programada para a próxima semana.
Outros 350 trabalhadores da fábrica de Lansing Grand River também serão afetados pela reestruturação da GM. A produção do Chevrolet Camaro será encerrada nessa unidade, resultando nas demissões. No entanto, a fábrica continuará produzindo os modelos Cadillac CT4 e Cadillac CT5.
A GM garantiu que os funcionários horistas que serão demitidos receberão ofertas de emprego em outras fábricas da empresa. Essa é uma tentativa de minimizar o impacto dessas demissões e fornecer oportunidades para realocação.
Essa decisão da GM reflete sua estratégia de se tornar uma montadora totalmente elétrica até 2035. No entanto, a empresa enfrentou desafios recentes em relação à produção de veículos elétricos. Em outubro, a GM anunciou que estava abandonando a meta de produzir 400 mil veículos elétricos entre 2022 e meados de 2024.
Essa não é a única montadora enfrentando mudanças e desafios no setor automobilístico. A Ford também passa por ajustes em sua produção. A empresa informou recentemente aos fornecedores que planeja produzir cerca de 1.600 picapes elétricas F-150 Lightning EV por semana a partir de janeiro de 2024, metade do que havia sido planejado anteriormente.
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