Funcionários da usina nuclear de Zaporizhzhia estão sob ordens russas, diz agência da ONU
Funcionários da usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, continuam a operá-la, mas a administração está agora sob as ordens do comandante das forças russas que a tomaram na semana passada, disse o órgão de vigilância nuclear da ONU...
Funcionários da usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, continuam a operá-la, mas a administração está agora sob as ordens do comandante das forças russas que a tomaram na semana passada, disse o órgão de vigilância nuclear da ONU.
“Estou extremamente preocupado”, afirmou o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, em comunicado, acrescentando que as forças russas cortaram algumas redes móveis e a internet, complicando as comunicações com a usina.
“A administração e a equipe devem poder realizar suas funções vitais em condições estáveis, sem interferência ou pressão externa indevida”, disse.
Como mostramos, em um vídeo que circula nas redes sociais e em jornais internacionais, funcionários pedem que russos parem de bombardear a usina.
O pedido foi ouvido na sala de controle da usina em meio ao fogo da Rússia em direção à instalação. “Pare o fogo imediatamente. Você está colocando em risco a segurança do mundo inteiro”, dizem os auto-falantes da sala de controle.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou neste domingo (6) que um encontro entre representantes russos, ucranianos e da AIEA poderia “ser útil”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)