“Foi uma noite brutal”, diz Zelensky sobre ataques russos
Consulado da Polônia é atingido; Sikorski cobra Trump por armas e sanções
A Rússia realizou na noite de quinta-feira, 3, e madrugada desta sexta, 4, o maior ataque aéreo contra Kyiv, capital da Ucrânia, desde o início da invasão em fevereiro de 2022.
Ele ocorreu dois dias após a Casa Branca ter confirmado, na terça-feira, 1, que os Estados Unidos interromperam o envio de determinadas armas e munições para a Ucrânia, alegando preocupações do Pentágono de que alguns estoques americanos estivessem diminuindo muito. Entre os modelos afetados, estavam sistemas de defesa aérea, bombas, mísseis e cartuchos de artilharia.
Segundo o presidente Volodymyr Zelenskyy, foram lançados 550 alvos aéreos, entre eles 330 drones de origem iraniana e mísseis balísticos e de cruzeiro.
O bombardeio causou destruição em seis distritos, ferindo pelo menos 23 pessoas. O sistema de defesa aérea ucraniano derrubou 270 alvos e neutralizou eletronicamente outros 208.
Leia a declaração do presidente ucraniano:
“Os esforços de combate a incêndios e remoção de destroços continuam após mais um ataque russo.
Este foi um dos ataques aéreos de maior escala – deliberadamente massivo e cínico.
No total, 550 alvos foram lançados, incluindo pelo menos 330 ‘shaheds’ russo-iranianos, além de mísseis, incluindo mísseis balísticos.
Notavelmente, os primeiros alertas de ataque aéreo em nossas cidades e regiões começaram a soar ontem quase simultaneamente com reportagens na mídia discutindo um telefonema entre o presidente Trump e Putin.
Mais uma vez, a Rússia demonstra que não tem intenção de acabar com a guerra e o terror.
Somente por volta das 9h de hoje o alerta de ataque aéreo terminou em Kiev. Foi uma noite brutal e insone.
A capital foi o principal alvo deste ataque russo. Nossos combatentes conseguiram abater 270 alvos aéreos, enquanto outros 208 drones foram bloqueados por armas eletrônicas. Drones interceptadores começaram a operar – dezenas de drones foram abatidos.
Estamos fazendo todo o possível para desenvolver este elemento de defesa para nossas cidades. E é de extrema importância que nossos parceiros continuem a nos apoiar na defesa contra mísseis balísticos. Os patriotas e seus mísseis são verdadeiros protetores da vida.
No total, o ataque russo afetou não apenas Kiev, mas também as regiões de Dnipro, Sumy, Kharkiv, Chernigov e Kiev. Até o momento, 23 pessoas ficaram feridas. Todos estão recebendo assistência.
Há muitos locais onde destroços de drones e mísseis caíram. Infelizmente, também houve impactos diretos.
Tudo isso é uma evidência clara de que, sem uma pressão verdadeiramente em larga escala, a Rússia não mudará seu comportamento estúpido e destrutivo.
Para cada ataque contra pessoas e vidas humanas, a Rússia deve sofrer sanções apropriadas e outros golpes contra sua economia, suas receitas e sua infraestrutura. Essa é a única coisa que pode ser alcançada rapidamente para mudar a situação para melhor. E isso depende de nossos parceiros, principalmente os Estados Unidos.”
O chanceler polonês Radek Sikorski declarou:
“O grande ataque russo na noite passada causou incêndios e muitos danos, inclusive ao consulado polonês em Kiev.
Presidente Trump, Putin está zombando de seus esforços de paz.
Por favor, restaure o fornecimento de munição antiaérea para a Ucrânia e imponha novas sanções severas ao agressor.”
A imprensa europeia relatou que o telefonema entre Trump e Putin ocorreu horas antes do ataque e tratou de propostas para um possível cessar-fogo.
O ataque foi interpretado como um gesto de desprezo do Kremlin às tratativas de paz.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)