Facebook derruba rede antivacina russa que atuou no Brasil
O Facebook informou hoje que derrubou uma rede coordenada de conteúdo antivacina que operava a partir da Rússia e publicava notícias falsas em países como Brasil, Índia e Estados Unidos...
O Facebook informou hoje que derrubou uma rede coordenada de conteúdo antivacina que operava a partir da Rússia e publicava notícias falsas em países como Brasil, Índia e Estados Unidos.
O grupo disseminava supostos relatórios científicos, petições e memes por meio de influenciadores digitais. A investigação interna do Facebook aponta que a rede está ligada a uma empresa de marketing chamada Fazze, que se descrevia como “plataforma de marketing de influência conectando blogueiros e anunciantes”. Como destacamos, a Fazze fechou seu site ontem após as denúncias.
O conteúdo falso sobre as vacinas AstraZeneca e Pfizer — concorrentes do imunizante russo Sputnik V — era operado por uma rede com 65 contas do Facebook e 243 do Instagram. Também foi constatado que o grupo atuava em fóruns na internet.
Segundo o Facebook, dois influenciadores — um alemão e outro francês — teriam recusado a proposta de 2 mil euros apresentada pela Fazze e exposto a campanha.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)