Europa ‘deve responder’ à ‘guerra híbrida’ da Rússia, diz von der Leyen
"Não devemos apenas reagir, devemos dissuadir. Porque se hesitarmos em agir, a zona cinzenta só se expandirá", alertou a presidente da Comissão Europeia
A Europa “deve responder” à “guerra híbrida” travada pela Rússia, declarou na quarta-feira, 8 de outubro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, acreditando que “algo novo e perigoso” se desenrolava nos céus europeus.
“Não devemos apenas reagir, devemos dissuadir. Porque se hesitarmos em agir, a zona cinzenta só se expandirá”, alertou em discurso no Parlamento Europeu em Estrasburgo.
Referindo-se a voos de drones sobre locais estratégicos na Bélgica, Polônia, Romênia, Dinamarca e Alemanha, bem como a cabos submarinos rompidos e a campanhas de influência maliciosa durante as eleições, ela insistiu que estes não poderiam ser “atos isolados de assédio”.
“Dois incidentes podem ser uma coincidência. Mas três, cinco, dez? Estas são campanhas de zona cinzenta contra a Europa.”
A Presidente da Comissão Europeia voltou particularmente à ideia do “muro antidrone”, lançada há um mês, considerando-a uma resposta essencial às realidades da guerra moderna.
Ela defendeu a criação de um sistema acessível para “detecção rápida, interceptação rápida e, se necessário, neutralização rápida”, enfatizando que a Europa tinha muito a aprender com a Ucrânia nesta questão.
A Ucrânia, que precisa interceptar centenas de drones lançados pela Rússia em seu território quase todas as noites, é um dos poucos países europeus a fabricar drones antidrones, que são muito mais econômicos do que mísseis ou caças.
“Ímpeto” para acabar a guerra “se esgotou”
Uma alta autoridade russa disse na quarta-feira, 8, que o ímpeto criado recentemente pelo encontro entre Vladimir Putin e Donald Trump para encerrar a guerra na Ucrânia “se esgotou”, com o presidente dos EUA tendo endurecido sua postura em relação a Moscou nas últimas semanas.
“Infelizmente, temos que admitir que o poderoso impulso de Anchorage (o local da reunião entre Trump e Putin em agosto, nota do editor) foi em grande parte esgotado”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, segundo a agência de notícias RIA Novosti.
Leia também: Zelensky: peças encontradas em drones russos são de fabricantes ocidentais
Putin debocha de avistamentos de drones na Europa e fala sobre OVNIs
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)