Eurodeputados pedem sanções caso Bolsonaro não respeite o resultado das eleições
Cinquenta deputados do Parlamento Europeu, braço legislativo da União Europeia, assinaram, como divulgado nesta quarta-feira (28), uma carta pedindo sanções do bloco ao Brasil caso Jair Bolsonaro não respeite os resultados das eleições, cujo primeiro turno ocorre no domingo (2)...
Cinquenta deputados do Parlamento Europeu, braço legislativo da União Europeia, assinaram, como divulgado nesta quarta-feira (28), uma carta pedindo sanções do bloco ao Brasil caso Jair Bolsonaro não respeite os resultados das eleições, cujo primeiro turno ocorre no domingo (2).
“Tememos que ele [Bolsonaro] possa impedir uma transferência pacífica de poder se perder“, afirmam os eurodeputados na carta, que foi encaminhada à presidente da Comissão Europeia, o “Executivo” do UE, Ursula von der Leyen, e ao chefe da política externa do bloco, Josep Borell.
“Os ataques às instituições democráticas e as ameaças para não reconhecer o resultado das eleições, caso o presidente [Jair] Bolsonaro seja derrotado, são extremamente preocupantes“, afirmam em um trecho.
Os eurodeputados também relatam a reunião do presidente com dezenas de embaixadores, em julho, na qual apresentou série de suspeitas sobre a integridade do processo eleitoral, mas sem apresentar provas.
“Em junho, [Bolsonaro] prometeu publicamente ‘ir à guerra’ se necessário para evitar uma eleição ‘roubada’, e, em 19 de setembro, menos de um mês antes da votação, declarou que a eleição seria fraudada se não vencesse com 60% dos votos no primeiro turno“, acrescentam.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)