EUA negociam “acesso total” à Groenlândia, diz Trump
Em entrevista à Fox News, republicano afirmou que o território seria usado em projeto de segurança nacional
O presidente americano, Donald Trump, disse nesta quinta-feira, 22, que os Estados Unidos estão negociando “acesso total” à Groenlândia.
Em entrevista à emissora Fox News, Trump reafirmou o interesse americano de anexar a ilha, que pertence à Dinamarca, como parte de um projeto de segurança nacional dos EUA.
A ideia é a criação de um “Domo de Ouro”, um sistema de defesa aérea similar ao Domo de Ferro de Israel.
“Tudo passa pela Groenlândia. Se os bandidos começarem a atirar, tudo passa pela Groenlândia. É algo extremamente valioso. É incrível. Sabe, Ronald Reagan teve essa ideia há muito tempo, mas não tínhamos a tecnologia necessária naquela época. O conceito era ótimo, mas não havia tecnologia. Agora temos uma tecnologia inacreditável.”
Questionado sobre os detalhes das negociações, o presidente respondeu:“Quer dizer, estamos falando sobre isso, os detalhes estão sendo negociados agora, mas essencialmente é acesso total. Sem um fim, sem prazo limite.”
“Estrutura de acordo”
Na quarta, 21, Trump informou que havia chegado a uma entendimento preliminar sobre a estrutura de um futuro acordo envolvendo a Groenlândia, após reunião com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, em Davos, na Suíça.
Em postagem no X, o republicano anunciou a decisão de suspender as tarifas sobre países europeus que entrariam em vigor em 1º de fevereiro.
Segundo Trump, as próximas negociações envolveram o secretário de Estado, Marco Rubio, o vice-presidente, JD Vance, e o enviado especial Steve Witkoff.
Após uma reunião muito produtiva com o Secretário-Geral da OTAN, Mark Rutte, definimos a estrutura de um futuro acordo referente à Groenlândia e, na verdade, a toda a região do Ártico. Essa solução, se concretizada, será excelente para os Estados Unidos da América e para todos os países da OTAN.
Com base nesse entendimento, não imporei as tarifas que entrariam em vigor em 1º de fevereiro. Discussões adicionais estão sendo realizadas sobre a Cúpula Dourada, no que diz respeito à Groenlândia. Mais informações serão disponibilizadas conforme o andamento das discussões. O Vice-Presidente JD Vance, o Secretário de Estado Marco Rubio, o Enviado Especial Steve Witkoff e outros, conforme necessário, serão responsáveis pelas negociações e se reportarão diretamente a mim. Agradeço a atenção dispensada a este assunto!”, escreveu.
Groenlândia
No seu discurso durante o Fórum Econômico Mundial, Trump descartou o uso da força para tomar a Groenlândia, mas afirmou buscar negociações imediatas para comprar a ilha.
“Provavelmente não conseguiremos nada a menos que eu decida usar força excessiva, o que nos tornaria, francamente, imparáveis. Mas eu não farei isso“, disse.
Segundo o presidente, o objetivo dos Estados Unidos é garantir o controle de um território que classificou como um “bloco de gelo frio e mal localizado”, mas que, para ele, “pode desempenhar um papel vital na paz mundial e na proteção do planeta”.
A Dinamarca, que detém a soberania sobre a Groenlândia, rejeitou a possibilidade de negociar a venda da ilha. Em reação às ameaças de tarifas feitas por Washington, o Parlamento Europeu suspendeu a ratificação do acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos.
Leia mais: Trump anuncia “estrutura de acordo” sobre a Groenlândia e suspende tarifas
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)