EUA manifestam apoio a Brasil e Argentina diante de ameaça de Maduro
Estados Unidos se juntam a países da América Latina que condenaram a ação da ditadura de Maduro de revogar custódia da Embaixada da Argentina
Os Estados Unidos manifestaram “apoio inabalável” ao Brasil e à Argentina depois de o regime de Nicolás Maduro ter revogado a autorização do governo Lula de custodiar a Embaixada da Argentina em Caracas em meio ao cerco das forças de segurança chavistas.
As forças de Maduro fazem um cerco ao edifício da sede diplomática há mais de 24 horas.
“Expressamos nosso apoio inabalável aos governos do Brasil e da Argentina diante das ações ameaçadoras dos representantes de Maduro na Venezuela”, afirmou o embaixador americano Brian A. Nichols, secretário-adjunto de Estado para as Américas.
Ele acrescentou: “Maduro deve acabar com a sua repressão e intimidação contra o povo venezuelano”.
Os Estados Unidos se juntam a vários países da América Latina que condenaram a ação da ditadura de Maduro. O governo do presidente chileno, Gabriel Boric, manifestou no sábado, 7, repúdio à atitude de Maduro e afirmou que a decisão “representa um grave desrespeito ao que está estipulado na Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961 e na Convenção de Viena sobre Relações Consulares de 1963”.
O governo do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, também alertou que as ações do ditador Maduro representam uma “nova subjugação de direitos”.
Em comunicado divulgado no sábado, o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai rejeitou a atuação do chavismo, que “viola os princípios consagrados na Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas”.
As forças de Maduro impuseram um cerco à Embaixada da Argentina em Caracas. Segundo os seis opositores asilados no local, homens encapuzados cercam o edifício.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram veículos das forças de segurança com as sirenes ligadas nos arredores do prédio. Os seis dissidentes estão abrigados na embaixada e podem ser presos se deixarem o local.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)