EUA: Kremlin promove desinformação na América Latina
O Departamento de Estado dos EUA publicou uma nota nesta semana acusando o Kremlin de liderar uma campanha de desinformação na...
O Departamento de Estado dos EUA publicou uma nota nesta semana acusando o Kremlin de liderar uma campanha de desinformação na América Latina.
O objetivo seria minar apoio à Ucrânia e promover sentimento anti-americano e anti-OTAN.
Dentre as lideranças nessa campanha de desinformação russa, estão Ilya Gambashidze, diretor de uma agência de relações públicas russa chamada Social Design Agency; Andrey Perla, diretor de projetos da mesma agência; Nikolay Rupikin, CEO da empresa Structura; e um jornalista pro-Kremlin chamado Oleg Yasinskiy.
O esquema de desinformação envolveria um grupo editorial organizado “mais provavelmente no Chile” com indivíduos e representantes, como jornalistas e líderes de opinião pública, de vários países da região.
Esse grupo receberia conteúdo direto do Kremlin para tratá-lo e disseminá-lo.
Os EUA citam dois veículos hispânicos dentro do esquema, Pressenza e El Ciudadano.
No final de outubro, o Departamento de Estado já havia tornado público um relatório especial com uma investigação sobre o Nova Resistência, um grupo de orientação neofascista com ligação pró-Russia instalada dentro do PDT, diz a Crusoé.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)