EUA divulgam nomes do Comitê Nacional para a Administração de Gaza
Conselho será liderado por Ali Shaath, um economista experiente e funcionário palestino
A Casa Branca divulgou nesta sexta-feira, 16, os nomes que integrarão o Comitê Nacional para a Administração de Gaza (NCAG, na sigla em inglês), como parte da implementação da segunda fase do plano de paz de Donald Trump para a região.
Segundo o comunicado, o governo americano informa que o conselho será liderado por Ali Shaath, um economista experiente e funcionário palestino, que “supervisionará a restauração dos serviços públicos essenciais, a reconstrução das instituições civis e a estabilização da vida cotidiana em Gaza, ao mesmo tempo que lançará as bases para uma governança autossustentável a longo prazo.”
“O Dr. Sha’ath traz consigo vasta experiência em administração pública, desenvolvimento econômico e relações internacionais, e é amplamente respeitado por sua liderança pragmática e tecnocrática e por sua compreensão da realidade institucional de Gaza”, diz a nota.
O presidente americano, Donald Trump, presidirá o Conselho Executivo que será composto por:
- Marco Rubio: secretário de Estado dos EUA
- Steve Witkoff: enviado especial de Trump para o Oriente Médio
- Jared Kushner: assessor de Trump e genro do presidente americano
- Tony Blair: ex-primeiro-ministro britânico
- Ajay Banga: presidente do Banco Mundial
- Marc Rowan: CEO da Apollo Global Management
- Roberto Gabriel: consultor de Trump
De acordo com a Casa Branca, cada integrante da Junta Executiva assumirá pastas específicas, incluindo o fortalecimento da capacidade de governança, relações regionais, reconstrução, atração de investimentos, garantia de financiamento em larga escala e mobilização de capital.
O governo americano também anunciou que o Alto Representante para Gaza será o diplomata búlgaro Nickolay Mladenov, ex-ministro das Relações Exteriores da Bulgária e ex-coordenador especial da ONU para o processo de paz no Oriente Médio.
Além disso, foi informado que Jasper Jeffers, comandante de operações especiais do Exército dos Estados Unidos, chefiará a Força Internacional de Estabilização (FIE), contingente da ONU encarregado de garantir a segurança e a desmilitarização de Gaza, conforme previsto no plano de paz apresentado por Trump.
Leia também: Crusoé: Enviado de Trump anuncia segunda fase do acordo de paz para Gaza
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)