EUA dão recado a Moraes: ‘Liberdade de expressão é pilar em democracia saudável’
Moraes determinou apontamento de um novo representante do X no Brasil sob risco de derrubá-lo do ar
A embaixada dos Estados Unidos em Brasília afirmou nesta sexta-feira, 30, estar “monitorando” a situação entre o X, do bilionário Elon Musk, e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e enviou um recado ao magistrado: “liberdade de expressão é um pilar em uma democracia saudável”.
“A Embaixada dos EUA está monitorando a situação entre o STF e a plataforma X. Ressaltamos que a liberdade de expressão é um pilar fundamental em uma democracia saudável. Por política interna, não comentamos decisões de tribunais ou disputas legais”, diz a nota divulgada após o Departamento de Estados americano ser questionado sobre o congelamento das contas da Starlink e a ameaça de derrubada do X.
Musk comenta declaração da embaixada
O dono do X comentou a nota divulgada pela embaixada dos EUA em Brasília.
“A expressão de apoio da embaixada dos EUA é apreciada.
De fato, sem liberdade de expressão, o público não pode expressar seus pensamentos ou saber a verdade da situação, tornando impossível votar com conhecimento preciso”, escreveu Musk em seu perfil no X.
Leia mais: Musk compara Moraes a vilão de Harry Potter
Moraes critica defesa do X
Alexandre de Moraes criticou a defesa do X em julgamento nesta sexta-feira, 30 de agosto, sobre recursos da plataforma a ordens de derrubadas de perfis.
“Não cabe ao provedor da rede social pleitear direito alheio [do usuário do perfil a ser derrubado] em nome próprio, ainda que seja o destinatário da requisição dos bloqueios determinados por meio de decisão judicial para fins de investigação criminal, eis que não é parte no procedimento investigativo”, disse Moraes.
Ainda segundo o ministro, o X “não apresentou qualquer argumento minimamente apto a desconstituir os óbices apontados” e, portanto, “não há reparo a fazer no entendimento aplicado” pelo próprio Moraes.
Dentre os alvos de ordens de suspensão de conta, estão o senador Marcos do Val (Podemos-ES) e a filha de 16 anos de um blogueiro bolsonarista.
Os recursos do X estão em julgamento em plenário virtual na Primeira Turma do STF, composta também pela ministra Cármen Lúcia e pelos ministros Flávio Dino, Luiz Fux e Cristiano Zanin.
X espera ser derrubado
Em nota oficial, o X afirmou na quinta, 29, que “espera” que Moraes “ordene o encerramento” da plataforma.
A empresa também antecipou que não cumprirá com “as ordens ilegais” de Moraes de “censurar os seus oponentes políticos”.
Leia mais: Lula passa pano (de novo) para Xandão
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)