EUA alertam companhias aéreas sobre possíveis riscos de sobrevoar a Venezuela
Agência de aviação cita agravamento de segurança e intensificação de operações militares
A Administração Federal de Aviação dos EUA emitiu nesta sexta-feira, 21, um alerta do tipo NOTAM (Notice to Airmen, na sigla em inglês), informando as empresas aéreas comerciais e civis sobre uma “situação potencialmente perigosa” ao sobrevoar a Venezuela.
Segundo o comunicado, há “agravamento da situação de segurança e aumento da atividade militar na Venezuela e em áreas próximas”, fatores que podem representar risco às aeronaves que cruzam o espaço aéreo da região.
O aviso foi feito em meio à chegada do maior porta-aviões dos EUA, o Gerald Ford, à região.
‘Operação Lança do Sul’
Em 13 de novembro, o secretário de Guerra, Pete Hegseth, informou o início da ‘Operação Lança do Sul’ para combater o tráfico de drogas na América Latina.
Segundo Hegseth, a ofensiva “remove narcoterroristas” do Hemisfério Sul e protege os EUA das drogas.
“O presidente Trump ordenou a ação — e o Departamento de Guerra está cumprindo a ordem. Hoje, estou anunciando a Operação Lança do Sul. Liderada pela Força-Tarefa Conjunta Southern Spear e Comando Sul (SOUTHCOM) , esta missão defende nossa pátria, remove narcoterroristas do nosso hemisfério e protege nossa pátria das drogas que estão matando nosso povo. O hemisfério ocidental é a vizinhança da América – e nós o protegeremos”, escreveu no X.
Conversa?
Donald Trump afirmou no domingo, 16, que pode conversar com o ditador venezuelano Nicolás Maduro, sem, no entanto, detalhar quando essas discussões poderiam ocorrer.
“Podemos ter algumas discussões com Maduro e ver o que acontece. Eles gostariam de conversar”, disse o republicano a jornalistas no aeroporto internacional de Palm Beach, na Flórida.
“A Venezuela gostaria de conversar. O que isso significa? Você me diz, eu não sei”, acrescentou.
Questionado se quer conversar com Maduro, Trump respondeu: “Eu converso com qualquer um”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)