Estimativa de mortos por inundação na Líbia sobe a 5.000
O trabalho das equipes de resgate ao longo desta terça-feira (12) em Derna, na Líbia, localizou 1.500 corpos entre lama e escombros e elevou a 5.000 a estimativa do número de mortos causado pela inundação devastadora que atingiu a cidade no domingo à noite. Segundo a Cruz Vermelha, 40.000 pessoas tiveram de deixar suas casas...
O trabalho das equipes de resgate ao longo desta terça-feira (12) em Derna (foto), na Líbia, localizou 1.500 corpos entre lama e escombros e elevou a 5.000 a estimativa do número de mortos causado pela inundação devastadora que atingiu a cidade no domingo à noite. Segundo a Cruz Vermelha, 40.000 pessoas tiveram de deixar suas casas.
A ajuda externa começou a chegar a Derna mais de 36 horas depois do desastre. As enchentes danificaram ou destruíram muitas estradas que levam à cidade costeira, que abriga cerca de 89.000 habitantes. As autoridades locais pediram um corredor marítimo para facilitar o transporte dos suprimentos necessários.
Vários países, incluindo Egito, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Alemanha, França e Itália enviaram ajuda humanitária e equipes de resgate. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou o envio de fundos de emergência para organizações humanitárias e disse estar em contato com as as autoridades líbias e a ONU para fornecer apoio adicional.
O Brasil divulgou uma nota de solidariedade: “O governo brasileiro tomou conhecimento, com pesar, das tempestades recentes na Líbia, que causaram a morte de milhares de pessoas, além de vultosas perdas materiais. Ao se solidarizar com as famílias das vítimas, o governo brasileiro lamenta a destruição provocada pelas tempestades e transmite suas mais sinceras condolências ao povo líbio.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)