Erupção vulcânica na Islândia deixa rastro de destruição e ameaça luxuoso spa geotérmico
Saiba as consequências e o que se espera após a Erupção vulcânica na Islândia que deixou diversos rastros de destruição
A mais recente erupção vulcânica na Islândia, que começou a se atenuar nesta sexta-feira, 9, deixou um rastro preocupante de danos em estradas e tubulações, ocasionando corte no fornecimento de água quente em determinadas partes da península de Reykjanes, onde as temperaturas estão congelantes.
Começo e Progressão da Erupção
A atividade vulcânica no país começou na quinta-feira, 8, emanando lava a uma altura de 80 metros a partir de uma fissura de 3 km na terra. Contudo, já nesta sexta-feira eram visíveis apenas alguma fumaça e vapores, saindo de diferentes aberturas. Segundo o Escritório Meteorológico da Islândia: “embora a erupção tenha diminuído significativamente, ainda é muito cedo para afirmar que está terminando”.
Consequências da erupção na Islândia
Nas primeiras sete horas da erupção, cerca de 15 milhões de metros cúbicos de rocha derretida foram expelidos do solo, de acordo com uma estimativa do escritório meteorológico mencionado anteriormente. Esta foi a terceira erupção na área localizada ao sul da capital, Reykjavik, desde dezembro.
Por consequência da erupção, nesta sexta-feira diversas instituições públicas da região, como escolas, creches e museus, foram fechadas. Além disso, a lava atingiu canos usados para o fornecimento de água quente por geotermia.
A primeira-ministra Katrin Jakobsdottir, em entrevista à emissora pública RUV, mencionou a gravidade da situação: “É uma situação muito ruim ter essa área sem água quente, mas há eletricidade, há água potável e esperamos ter água quente até o meio-dia (desta sexta-feira)“.
Preocupação com o Spa Geotérmico Lagoa Azul
A temperatura na região atingiu -8°C nesta sexta-feira. As imagens de satélite publicadas pelo escritório metereológico revelaram que os fluxos de lava chegaram a aproximadamente 4,5 km a oeste da erupção, ficando a meros 500 metros de distância da Lagoa Azul — um luxuoso spa geotérmico local na região, que teve de ser evacuado na quinta-feira e permanece fechado até então.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)