Quem são os Houthis, epicentro de tensão após ataque a embarcações
Mas final, quem são os Houthis e o que fazem para causar grande tensão na Europa?
A tensão aumenta no Mar Vermelho conforme os houthis, um grupo rebelde do Iêmen, intensifica os ataques a navios comerciais. As agressões são um protesto contra a guerra de Israel com o Hamas na Faixa de Gaza. Para entender a situação, precisamos compreender quem são os houthis, suas ligações com o Irã, e como eles influenciam a situação no Mar Vermelho.
Origem do grupo houthi
O grupo houthi, originário do Iêmen, surgiu em 1990 como uma força de combate contra o então presidente Ali Abdullah Saleh. Os primeiros integrantes do grupo, liderados por Houssein al Houthi, eram zaiditas, uma minoria muçulmana xiita do país.
A força dos houthis começou a crescer expressivamente após a invasão do Iraque liderada pelos Estados Unidos em 2003. Proclamando frases como “Morte aos Estados Unidos”, “Morte a Israel”, “Maldição sobre os judeus” e “Vitória ao Islã”, o grupo rapidamente se posicionou como parte do “eixo da resistência” liderado pelo Irã contra Israel e o Ocidente.
Guerra no Iêmen e ascensão ao poder
A guerra no Iêmen começou quando os houthis saíram da região norte e tomaram a capital, Sanaa, em 2014, forçando o reconhecido governo internacional a fugir para o sul. A Arábia Saudita entrou na guerra em 2015, comandando uma coalizão militar com os Emirados Árabes Unidos e outras nações árabes. Esta coalizão, apoiada pelos Estados Unidos, realizou uma campanha de bombardeios devastadores e apoiou as forças governamentais e as milícias no sul do Iêmen.
Apesar deste quadro, nos últimos meses, os lados em confronto realizaram algumas trocas de prisioneiros e discutiram sobre a possibilidade de uma trégua. Entretanto, de forma oficial, a paz ainda não foi estabelecida na região.
Mar Vermelho e a influência de Israel
Os houthis têm realizado constantes ataques contra navios atravessando o Mar Vermelho como forma de protestar contra a guerra de Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. Eles também alertaram que iriam atacar navios de guerra dos Estados Unidos se fossem o alvo da própria milícia.
O Mar Vermelho é um canal entre a Península Arábica e o continente africano, sendo muito importante para as cadeias de suprimento de produtos em todo o mundo. Cerca de 50 embarcações passam por lá todos os dias, transportando os mais variados produtos. Aproximadamente 10% dos bens comercializados no mundo atravessam essa passagem, sendo essencial para a segurança energética global.
Retaliação de nações contra ataques dos Houthis
Os Estados Unidos e o Reino Unido realizaram uma retaliação pesada contra o grupo, após os ataques contra navios comerciais no Mar Vermelho. Agora, o mundo inteiro para para acompanhar a tensão entre os grupos, visto que dificilmente os Houthis evitarão uma contrapartida.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)