Em meio à crise, Trudeau insiste em tentar se manter no poder
O líder da oposição Bloc Québécois disse que seu partido trabalharia com os Conservadores e o Novo Partido Democrático (NDP) para derrubar os Liberais
Justin Trudeau insiste que liderará seu partido Liberal na próxima eleição, rejeitando um pedido de alguns membros do partido para que ele não concorra a um quarto mandato.
O primeiro-ministro canadense se encontrou com seus membros liberais do parlamento por três horas na quarta-feira, 23 de outubro, onde soube que mais de 20 legisladores de seu partido assinaram uma carta pedindo que ele renunciasse antes da próxima eleição.
Na quinta-feira, 24, Trudeau disse que havia “conversas robustas” em andamento sobre o melhor caminho a seguir, mas “isso acontecerá comigo como líder indo para a próxima eleição”.
Nenhum primeiro-ministro canadense em mais de um século ganhou quatro mandatos consecutivos.
Os ministros do gabinete de Trudeau disseram que ele tinha o apoio da vasta maioria dos 153 membros do partido Liberal na Câmara dos Comuns.
Os Liberais sofreram recentemente derrotas em eleições especiais para assentos representando dois distritos em Toronto e Montreal que o partido mantém há anos, levantando dúvidas sobre a liderança de Trudeau.
A eleição federal pode ocorrer a qualquer momento entre este outono e outubro do ano que vem. Os Liberais devem contar com o apoio de, pelo menos, um grande partido no parlamento, pois eles próprios não detêm uma maioria absoluta.
O líder da oposição Bloc Québécois disse que seu partido trabalharia com os Conservadores e o Novo Partido Democrático (NDP) para derrubar os Liberais e forçar uma eleição se o governo não aumentar as pensões.
Fim da era Trudeau?
O partido Liberal revisou suas regras em 2016 para que o líder do partido seja imune a qualquer desafio à sua liderança enquanto for primeiro-ministro. Trudeau canalizou o poder de estrela de seu pai em 2015, quando reafirmou a identidade liberal do país após quase 10 anos de governo do partido Conservador.
Mas o filho do falecido primeiro-ministro Pierre Trudeau agora está em apuros. Os canadenses estão frustrados com o aumento do custo de vida e outras questões. Os liberais estão atrás dos conservadores por 38% a 25% na última pesquisa Nanos.
Leia também: Trudeau afunda; Peterson vê fim da era progressista no Canadá
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)