Egito promete “se empenhar” para tirar brasileiros de Gaza
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira (foto), conversou pela quinta vez com seu homólogo no Egito, Sameh Shoukry, para tentar liberar os cerca de 30 brasileiros que ainda estão retidos na faixa de Gaza...
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira (foto), conversou pela quinta vez com seu homólogo no Egito, Sameh Shoukry, para tentar liberar os cerca de 30 brasileiros que ainda estão retidos na faixa de Gaza, informa O Globo.
Segundo o jornal carioca, o chanceler egípcio não deu uma resposta definitiva, mas prometeu “se empenhar”. Até esta quinta-feira, 2, 576 estrangeiros foram autorizados a cruzar a fronteira de Gaza com o Egito —nenhum brasileiro estava entre eles.
Os países que “passaram na frente” do Brasil na retirada dos seus cidadãos do território foram Azerbaijão, Barhein, Bélgica, Chade, Coréia do Sul, Croácia, EUA —o maior grupo, com 400 pessoas—, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Macedônia, México, Suíça e Sri Lanka.
“Autoridades egípcias acreditam que todo o processo de repatriação de estrangeiros que estão na zona de conflito deve durar em torno de duas semanas, com a retirada de cerca de 500 pessoas por dia”, escreve O Globo.
Israel conduz uma operação militar em Gaza em resposta aos ataques terroristas do Hamas. No último dia 7 de outubro, o grupo islâmico que domina o enclave matou cerca de 1.400 civis israelenses e sequestrou mais de 220.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)