Drones russos violam espaço aéreo da Letônia e Romênia
Equipamentos aéreos não tripulados violaram o espaço aéreo da Letônia e da Romênia, dois países pertencentes à Otan, que criticou os atos“irresponsáveis e potencialmente perigosos”
Equipamentos aéreos russos não tripulados violaram o espaço aéreo da Letônia e da Romênia, dois países pertencentes à Otan. A aliança atlântica, cuja pertença pressupõe que um ataque a um Estado é um ataque a todos, já veio criticar os atos “irresponsáveis e potencialmente perigosos”.
Na Romênia, o Ministério da Defesa informou que os radares “identificaram e seguiram o caminho de um drone que entrou o espaço nacional e que depois saiu pela Ucrânia”. Fragmentos de equipamentos já foram encontrados em território romeno, na fronteira ucraniana.
Para seguir os drones, a Força Aérea romena utilizou dois caças F-16 e foram enviados alertas telefônicos aos residentes dos distritos de Tulcea e Constanta, no sudeste da Romênia, perto da fronteira com a Ucrânia, acrescentou o ministério.
O primeiro-ministro da Romênia, Marcel Ciolacu, indicou que não “houve danos significativos no terreno”. Porém, o chefe de executivo de Bucareste avisou que os ataques “vão continuar”. “Nós temos uma guerra na fronteira”, constatou.
Rússia toma outra cidade da Ucrânia
As forças de Moscou continuam avançando no leste da Ucrânia com sua tentativa de tomar toda a região de Donbass.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que suas forças tomaram a cidade de Novohrodivka, que fica a 12 km (7 milhas) de Pokrovsk, um importante centro ferroviário e rodoviário para as forças ucranianas na área. A cidade tinha uma população de 14.000 antes da guerra.
Yuri Podolyaka, um influente blogueiro militar pró-Rússia nascido na Ucrânia, publicou mapas mostrando forças russas atacando além de Novohrodivka em pelo menos dois lugares a menos de 7 km (4 milhas) de Pokrovsk.
O Estado-Maior do exército ucraniano, em um relatório emitido na noite de domingo, deu detalhes dos combates em todo o setor de Pokrovsk, incluindo Novohrodivka. Ele disse que 29 tentativas de avanço russo foram repelidas, com sete escaramuças continuando. “Nossas tropas estão tomando medidas para manter posições designadas”, disse.
Leia mais: Kremlin não nega ter recebido mísseis balísticos do Irã
Leia também: Zelensky pede mais armas a Otan
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)