Dois caças americanos F/A-18s sobrevoaram o Golfo da Venezuela
Perfil FlightRadar registrou manobra das aeronaves dos EUA que durou 50 minutos
O perfil FlightRadar divulgou nesta terça-feira, 9, o registro do sobrevoo de dois caças F/A-18 da Marinha dos Estados Unidos no Golfo da Venezuela, ao norte do estado de Zulia.
As manobras, realizadas pelas aeronaves identificadas como RHINO11 e RHINO12, duraram cerca de 50 minutos, com ambos os caças mantendo seus transponders ativados durante todo o percurso.
A operação ocorreu sem qualquer reação visível do regime de Nicolás Maduro.
F/A-18 Super Hornet
O Departamento de Defesa dos EUA descreve o F/A-18 Super Hornet como uma “aeronave multimissão capaz de realizar operações ar-ar e ar-solo”, equipada com um canhão interno de 20 mm e pronta para integrar mísseis guiados e armamento de precisão.
O modelo é o principal caça da Marinha americana, com capacidade para missões de combate, patrulha, apoio aéreo aproximado, escolta e supressão de defesas aéreas hostis, operando a partir de porta-aviões.
Espaço aéreo
Em 30 de novembro, o perfil Hoje no Mundo Militar, especializado em análises de defesa, registrou a ausência total de aviões civis no espaço aéreo da Venezuela.
Segundo a publicação, a medida ocorreu após o presidente americano, Donald Trump, determinar o fechamento total do espaço aéreo “acima e ao redor da Venezuela”.
“Às 5h da manhã na Venezuela, não há nenhum avião civil com o transponder ligado sobrevoando o espaço aéreo venezuelano. Ontem, o presidente Trump ordenou o encerramento completo daquele espaço aéreo, reforçando as duas NOTAMs emitidas pela FAA na semana passada. Em Porto Rico, tem havido um aumento na atividade de meios aéreos e navais nos últimos dias”, publicou o perfil no X, junto a um mapa do FlightRadar.
Leia mais: “Os dias dele estão contados”, diz Trump sobre Maduro
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)