Demitido por Netanyahu, ministro da Defesa de Israel segue no cargo
Demitido por Benjamin Netanyahu após criticar o seu projeto de reforma do Judiciário, o ministro da Defesa de Israel, o general Yoav Gallant (foto), continua no cargo...
Demitido por Benjamin Netanyahu após criticar o seu projeto de reforma do Judiciário, o ministro da Defesa de Israel, o general Yoav Gallant (foto), continua no cargo, informa a agência Reuters.
Anunciada dois dias atrás, a demissão do ministro deveria ter sido efetivada nesta terça (28), mas assessores de Gallant disseram à agência de notícias que o general nunca recebeu notificação formal e, por isso, segue trabalhando normalmente.
O anúncio da demissão do ministro da Defesa, após um pronunciamento em que ele pedia a suspensão da reforma judicial, intensificou as manifestações de rua em Israel. Com isso, na última segunda (27), o próprio Netanyahu prometeu adiar o trâmite do projeto no Parlamento e conclamou ao “diálogo”.
A reforma do Judiciário é vista como uma tentativa do primeiro-ministro, alvo de processos por corrupção, de reduzir os poderes da Suprema Corte.
Um de seus pontos mais polêmicos é a possibilidade de derrubar decisões do tribunal por maioria simples no Parlamento. Outro é dar mais poder ao governo no comitê que indica os juízes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)