De Putin, com amor. Kim Jong-un ganha limusine do ditador russo
A irmã de Kim aceitou o presente de Putin saudando-o como “evidência clara das relações amistosas especiais” entre a Rússia e a Coreia do Norte e “o melhor presente possível.”
Kim Jong-un “recebeu de Vladimir Vladimirovich Putin, presidente da Federação Russa, um carro de fabricação russa para seu uso pessoal”, informou a agência de notícias estatal em Pyongyang nesta terça-feira, 20 de janeiro.
A doação é o mais recente sinal do aprofundamento dos laços entre Moscou e Pyongyang, que se fortaleceram desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, com a Coreia do Norte enviando grandes quantidades de munições para ajudar as forças de Putin.
A irmã de Kim, Kim Yo Jong, uma autoridade governamental de alto escalão que foi descrita como o segundo líder de fato da Coreia do Norte, aceitou o presente de Putin no domingo, saudando-o como “evidência clara das relações amistosas especiais” entre a Rússia e a Coreia do Norte e “o melhor presente possível.”
Kim Jong Un – um conhecido fã de carros ocidentais de luxo, que ele costuma contrabandear ilegalmente para seu país – já havia examinado e gostado muito da limusine presidencial Aurus de Putin durante uma visita à Rússia em Setembro de 2023.
Kim já foi flagrado usando SUVs Lexus e modelos Mercedes-Benz classe S. Um relatório de 2021 das Nações Unidas documenta uma tentativa de enviar veículos de luxo no valor de mais de um milhão de dólares dos Emirados Árabes Unidos para Ningbo, na China, para entrega posterior à Coreia do Norte.
Durante a visita do líder norte-coreano à Rússia no ano passado, Putin convidou-o a viajar no banco de trás da sua limusine presidencial Aurus Senat. O líder norte-coreano chegou lá na sua limusine Maybach, transportada por um trem especial vindo da Coreia do Norte.
O presente poderá ser considerado uma violação das sanções impostas a Pyongyang pelas Nações Unidas em 2017, também assinadas pela Rússia, que visam qualquer importação de veículos para a Coreia do Norte.
Depois de encontro em setembro de 2023 entre Kim Jong-un e Putin, os Estados Unidos e a Coreia do Sul afirmaram repetidamente que a Coreia do Norte havia enviado armas para Moscou para utilização na sua guerra com a Ucrânia, em troca da ajuda russa nos programas de satélite norte-coreanos.
Ambos os lados indicaram que o líder russo deverá fazer outra visita a Pyongyang.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)