Crusoé: Zelensky apresenta “plano da vitória” ao Parlamento da Ucrânia
O documento traz uma série de diretrizes formulada pela cúpula militar e pelo governo ucraniano para por fim à invasão russa
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apresentou nesta quarta-feira, 16, seu “plano da vitória” contra a Rússia, do ditador Vladimir Putin, ao Parlamento da Ucrânia.
Aos congressistas, Zelensky descartou a possibilidade de ceder território para encerrar o conflito.
“A Rússia deve perder a guerra contra a Ucrânia. Não pode haver um ‘congelamento’ [da linha frente]. Não pode haver troca que envolva o território da Ucrânia ou sua soberania”, disse o presidente ucraniano ao explicar o plano.
Zelensky também defendeu a mobilização de recursos de dissuasão não nucleares na Ucrânia.
“A Ucrânia propõe instalar em seu território um conjunto completo de medidas de dissuasão estratégica não nucleares, que será suficiente para proteger a Ucrânia de qualquer ameaça militar da Rússia”, afirmou.
“Ou a Rússia se junta a um processo diplomático honesto para um fim justo à guerra, ou perderá sua capacidade de continuar a guerra agressiva devido à aplicação pela Ucrânia do pacote de dissuasão fornecido, em linha com objetivos militares claramente definidos”, acrescentou.
“Em outras palavras, o pacote de dissuasão significa que a Rússia escolhe a diplomacia ou enfrenta o colapso de sua máquina de guerra. Paz pela força. Em ambos os lados do Atlântico, isso funciona igualmente eficazmente. Este ponto pode ser garantido por meio de financiamento dentro da estrutura de acordos de segurança já estabelecidos com parceiros e suporte financeiro definido”, continuou.
Os detalhes da proposta foram incluídos em um “anexo secreto” ao seu plano da vitória. O documento foi transmitido a Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Estados Unidos.
O líder ucraniano pediu mais uma vez às potências ocidentais que aumentem a ajuda ao país.
Na quinta-feira, 17 de outubro, ele apresentará o plano da vitória para os 27 países da União Europeia (UE).
Zelensky agradece a Biden por pacote de defesa
Zelensky também conversou nesta quarta com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para agradecer o novo pacote de defesa de 425 milhões de dólares do governo americano.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)