Crusoé: Vladimir Putin, o presidente eterno
O autocrata Vladimir Putin (foto) anunciou que pretende se candidatar de novo na próxima eleição, em 2024, e esse anúncio não surpreendeu ninguém, diz...
O autocrata Vladimir Putin (foto) anunciou que pretende se candidatar de novo na próxima eleição, em 2024, e esse anúncio não surpreendeu ninguém, diz Crusoé. Será sua sexta candidatura, autorizada por decisão orquestrada pelo próprio Putin, e em mais um processo eleitoral envolto por desconfianças.
Sem adversários soltos ou autorizados a competir na eleição, Putin seguirá no poder praticamente imune a pressões internacionais, liderando um poderoso arsenal militar e com planos cada vez mais ousados contra Europa e Estados Unidos.
A guerra na Ucrânia, motivada por invasão russa, já entra no segundo ano e o autocrata arranjou outros clientes para seus produtos, como a China, para compensar as extensas sanções do Ocidente contra Moscou.
O prolongamento do conflito pesa cada vez mais para o lado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que precisa de recursos que os EUA estão cada vez menos dispostos a bancar. A falta de dinheiro pode cobrar o preço a Kiev em mais um inverno de batalhas.
Enquanto sufoca a Ucrânia, Putin promove desinformação pelo mundo, com atenção especial aos EUA, mas tentáculos espalhados também pelo Brasil, como expôs reportagem de Crusoé.
Leia mais aqui. Assine a revista Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)