Crusoé: UE classifica Guarda Revolucionária do Irã como organização terrorista
Além da repressão violenta aos protestos, a medida é uma resposta ao "apoio militar contínuo do Irã à guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia"
A União Europeia classificou nesta quinta-feira, 29, a Guarda Revolucionária do Irã (IRGC) como uma organização terrorista.
Além da repressão violenta aos protestos, a medida é uma resposta ao “apoio militar contínuo do Irã à guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia”.
Em comunicado, a UE informou que as medidas restritivas estão relacionadas a 15 pessoas, entre elas: Eskandar Momeni, ministro do Interior e Chefe do Conselho de Segurança Nacional do Irã, e Mohammad Movahedi-Azad, procurador-geral do país.
Além disso, a lista inclui seis entidades responsáveis por graves violações dos direitos humanos no Irã, como a Autoridade Reguladora de Mídia Audiovisual do Irã (SATRA), a Organização Cibernética Seraj e o Grupo de Trabalho para Determinação de Instâncias de Conteúdo Criminoso (WGDICC).
“A repressão não pode ficar sem resposta.
Os ministros das Relações Exteriores da UE acabam de dar o passo decisivo de designar a Guarda Revolucionária do Irã como uma organização terrorista.
Qualquer regime que mata milhares de seus próprios cidadãos está caminhando para a sua própria destruição”, escreveu Kaja Kallas, chefe da diplomacia da União Europeia, no X.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, celebrou a decisão.
“Saúdo o acordo político sobre novas sanções contra o regime assassino iraniano.
E sobre a designação da Guarda Revolucionária Islâmica como organização terrorista.
Isso já devia ter acontecido há muito tempo.
«Terrorista» é, de fato, como se chama um regime que esmaga com sangue os protestos do seu próprio povo.
A Europa se solidariza com o povo do Irã em sua corajosa luta pela liberdade.”
A medidas restritivas da União Europeia relacionadas a violações de direitos humanos no Irã agora se aplicam a 247 indivíduos e 50 entidades.
Elas consistem em congelamento de bens, proibições de viagem para a União Europeia…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)