Crusoé: Trump revela medo do impeachment
Em novembro, os americanos irão às urnas renovar a Câmara dos Representantes e um terço das cadeiras do Senado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou nesta terça-feira, 6, que teme um processo de impeachment caso o Partido Republicano perca a maioria nas eleições de meio de mandato, as midterms.
“Vocês têm que vencer as eleições de meio de mandato porque, se não vencermos, vai ser assim —quero dizer, eles vão encontrar um motivo para abrir um processo um impeachment”, disse Trump durante um encontro com parlamentares republicanos, em Washington, no quinto aniversário da invasão do Capitólio.
“Eu vou sofrer impeachment. Nós não fazemos isso com eles. Sabe por quê? Porque eles são mais cruéis do que nós. Nós deveríamos ter aberto um impeachment para Joe Biden por cem motivos diferentes. Eles são cruéis e espertos. Mas felizmente para vocês, eles têm políticas horríveis”, acrescentou.
Impeachment de Trump
Trump é o único presidente a sofrer dois processos de impeachment na história americana.
O primeiro foi em 2019 por abuso de poder e obstrução da justiça relacionados à sua conduta com a Ucrânia. Trump teria solicitado a Volodymyr Zelensky investigações sobre Joe Biden, seu potencial adversário nas eleições de 2020, e seu filho Hunter.
O segundo foi em 2021, justamente por ter incitado a invasão do Capitólio. A Câmara aprovou o artigo de impeachment uma semana antes do fim do primeiro mandato de Trump, em 13 de janeiro de 2021.
Em ambos os processos, o Senado, controlado pelos republicanos, absolveu Donald Trump.
Midterms
Em novembro, os americanos irão às urnas renovar a Câmara dos Representantes e 35 das 100 cadeiras do Senado.
Eles também escolherão novos governadores, além de votar para outros cargos estaduais e locais.
“Dizem que quando você ganha a presidência, você perde as eleições de meio de mandato”, disse Trump no Kennedy Center nesta terça.
“Eu gostaria que vocês pudessem me explicar o que diabos…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)