Crusoé: Trump insinua dilema – Groenlândia ou seguir na OTAN
Trump dá a entender que EUA talvez tenham que escolher entre anexar a Groenlândia ou seguir fazendo parte da Otan
Como já é sabido, na última semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez declarações que reacenderam uma disputa diplomática entre Washington, Copenhague e países europeus sobre o futuro da Groenlândia.
Mas em uma entrevista ao New York Times divulgada na quinta-feira (8), Trump afirmou que, quando questionado se priorizaria a aliança militar da qual tanto os EUA quanto a Dinamarca fazem parte ou o controle da ilha no Ártico, essa escolha poderia ser inevitável, reforçando que a posse da ilha é muito importante, ao passo que a Otan, sem os Estados Unidos, “é inútil”.
A Groenlândia é um território autônomo sob soberania da Dinamarca, que também faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
A posição de Trump se intensificou no começo deste ano após os Estados Unidos executarem uma operação militar na Venezuela e após suas repetidas expressões de interesse em anexar ou mesmo adquirir a ilha por motivos estratégicos e de segurança nacional, incluindo menções à sua importância frente à presença de potências como Rússia e China na região.
Segundo a agência Reuters, os EUA estariam dispostos a oferecer até 100 mil dólares para cada um dos 57 mil cidadãos groenlandeses, para que a transferência do país fosse adiante.
Em 6 de janeiro, líderes da França, Alemanha, Itália, Polônia, Espanha, Reino Unido e Dinamarca emitiram uma declaração conjunta defendendo que apenas os governos de Copenhague e de Nuuk podem decidir sobre o futuro da Groenlândia, reafirmando a soberania do território.
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, declarou essa semana que não apoiaria um movimento militar americano contra a ilha, que seria improdutivo e que a solução para a segurança no Ártico passa pela cooperação dentro da aliança e não por confrontos.
Dentro dos próprios Estados Unidos, o discurso de Trump também encontrou resistência…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)