Crusoé: Relembre todas as besteiras do papa Francisco sobre a Ucrânia
Papa chegou a gravar um vídeo em 2023 para jovens católicos russos e, propositalmente ou não, enaltecendo a "Grande Rússia"
A fala do papa Francisco, neste domingo, 10, colocando na Ucrânia a obrigação de negociar o fim da invasão russa a seu território, é um tanto descabida — mas, nem de longe, é uma novidade na fala do líder católico, que já deu toda sorte de caneladas defendendo Putin nos dois anos de guerra na Ucrânia.
Em uma entrevista que deve ir ao ar nos próximos dias, Francisco deu novamente das suas. “Penso que o melhor é aquele que olha para a situação, pensa no povo e tem a coragem da bandeira branca e negocia”, disse, referindo-se ao presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky.
O seu governo luta como pode para manter a resistência contra a guerra — mas, com o apoio financeiro e militar claudicante de potências como os Estados Unidos, o país vai sendo colocado nas cordas por Moscou. Após quase 25 meses de batalha, 20% do território reconhecido internacionalmente como ucraniano está sob o jugo de Moscou.
Mas no início da invasão russa, Francisco já tinha feito uma analogia com a história da Chapeuzinho Vermelho para defender a Rússia. “É preciso se distanciar do padrão normal de que a Chapeuzinho Vermelho era boa e o lobo era mau“, disse o sumo pontífice, em conversa à época com jesuítas.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)