Crusoé: Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo
"Os canadenses merecem um candidato 'real' nas próximas eleições", afirmou Justin Trudeau ao anunciar sua renúncia
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau (foto), anunciou nesta segunda-feira, 6, sua renúncia ao cargo.
A decisão, que já era esperada, ocorre em um momento de profunda crise política no país e ameaça a estabilidade do Partido Liberal, do qual Trudeau deixou a liderança.
“Os canadenses merecem um candidato ‘real’ nas próximas eleições. Ficou óbvio para mim que, pelas batalhas internas no partido, eu não serei a melhor opção nesta eleição”, disse Trudeau. “Um novo primeiro-ministro e líder do Partido Liberal levarão seus valores e ideais para a próxima eleição. Estou animado para ver o processo se desenrolar nos próximos meses.”
“É hora de reiniciar. É hora de a temperatura baixar, para as pessoas terem um novo começo no Parlamento, para serem capazes de navegar por esses tempos complexos, tanto internamente quanto internacionalmente”, acrescentou.
O Parlamento canadense ficará suspenso até 24 de março, dando tempo para o Partido Liberal encontrar um novo líder.
Após o anúncio, Jagmeet Singh, líder do Novo Partido Democrático, disse que Trudeau decepcionou os canadenses “repetidamente”.
“Não importa quem lidere os liberais. Eles não merecem outra chance”, afirmou.
Pierre Poilievre, líder do Partido Conservador, disse, por sua vez, que “nada mudou” com o anúncio de Trudeau.
“Todos os parlamentares liberais e candidatos à liderança apoiaram TUDO o que Trudeau fez por 9 anos, e agora eles querem enganar os eleitores, colocando outra faceta liberal para continuar enganando os canadenses por mais 4 anos, assim como Justin. A única maneira de consertar o que os liberais quebraram é uma eleição de imposto de carbono para eleger conservadores sensatos que levarão para casa a promessa do Canadá.”
A crise no governo Trudeau
Desde dezembro de 2024, o governo Trudeau enfrenta uma pressão crescente, agravada pela renúncia de Chrystia Freeland, vice-primeira-ministra e ministra das Finanças.
A saída inesperada de Freeland, figura central na administração, foi seguida por pedidos públicos de parlamentares para que Trudeau também deixasse o cargo.
A crise intensificou a vulnerabilidade do Partido Liberal, já enfraquecido por pesquisas que apontam uma provável vitória do Partido Conservador na próxima eleição.
Trudeau também é alvo de críticas devido à deterioração…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Armando Nuno De Fiúza Lopes
06.01.2025 14:15Renunciou, mas quem governa até existir um novo eleito? Notícia incompleta.