Crusoé: Pesquisa mostra a maioria a favor da saída de Biden
Pesquisas recentes mostram que continua elevado o número de americanos que querem que o atual presidente, de 81 anos, deixe a corrida em prol de alguém mais novo
Uma pesquisa publicada nesta quinta-feira, 11, pelo instituto Ipsos, pelo canal de TV ABC News e pelo jornal The Washington Post indicou que 67% dos americanos quer que Joe Biden deixe a corrida presidencial pelo lado democrata. As críticas ao atual presidente dos EUA têm se acumulado após sua performance apática no primeiro debate presidencial, em 27 de junho.
Não é a primeira pesquisa do tipo: somente nesta semana, duas pesquisas mostraram resultados distintos mas igualmente preocupantes para o barco do Partido Democrata: no levantamento da Morning Consult, 60% acreditam que Biden deva deixar a corrida; na pesquisa do canal CBS News, são 72%.
O descontentamento dos eleitores com a insistência de Biden em buscar um segundo mandato — apesar da idade avançada (ele fará 82 anos pouco após a eleição) e das demonstrações públicas de que sua saúde não estaria à altura do cargo — se mostra também nas pesquisas de intenção de voto: o apoio a Biden vem caindo nas últimas semanas, e o que era uma desvantagem mínima contra Donald Trump agora se começa a mostrar mais visível.
Nesta quarta-feira, 10, o ator George Clooney, abandonou o presidente Biden. O ator — que é um histórico articulador de financiamento a candidaturas democratas entre os magnatas de Hollywood, foi ao New York Times pedir que ele deixe a corrida.
“Eu amo Joe Biden. Como senador. Como vice-presidente e como presidente. Eu o considero um amigo e acredito nele. Acredito no caráter dele. Acredito em sua moral. Nos últimos quatro anos, ele venceu muitas das batalhas que enfrentou”, disse Clooney. “Mas a única batalha que ele não consegue vencer é a luta contra o tempo. Nenhum de nós pode.”
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)