Crusoé: Parceria entre Israel e EUA segue após resolução polêmica na ONU
Ministro de Defesa de Israel, Yoav Gallant, esteve em Washington esta semana. Rumores dizem que Netanyahu poderá enviar uma delegação na próxima semana
Fontes diplomáticas contaram ao site Ynet, de Israel, que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu comunicou ao Gabinete de Guerra o envio de uma delegação para Washington, nos Estados Unidos, na próxima semana.
Na capital, americanos e israelenses vão conversar sobre a operação em Rafah, na Faixa de Gaza, que tem como objetivo encontrar os comandantes do grupo terrorista Hamas e libertar os reféns.
A viagem, se confirmada, mostra que a relação entre Estados Unidos e Israel continua de pé.
Esta semana, os dois países se estranharam depois que uma resolução pedindo cessar-fogo na Faixa de Gaza foi aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU.
O que incomodou os israelenses é que os Estados Unidos não usaram de seu poder de veto para barrar o texto, que não condenou o Hamas pelos ataques de 7 de outubro e não condicionou o cessar-fogo à libertação de reféns.
Ainda há 134 pessoas nos cativeiros do Hamas na Faixa de Gaza.
Após a aprovação da resolução, Netanyahu reagiu afirmando que cancelaria uma viagem dos membros de seu governo para Washington, em retaliação.
Os Estados Unidos tinham esperança de que o Hamas, nas negociações que ocorrem no Catar, aceitasse uma proposta que incluía a libertação de reféns. Mas os radicais rejeitaram a oferta.
As reuniões do Gabinete de Guerra continuarão nesta quinta, 28.
Outro indicativo de que as relações entre Israel e Estados Unidos seguem firmes foi a visita de Yoav Gallant (foto), ministro de Defesa de Israel, a Washington.
Gallant retornou a Israel na noite desta quarta, 27. “Terminando uma visita bem-sucedida a Washington após uma série de reuniões com altos funcionários do governo dos EUA, lideradas pelo meu amigo, o Secretário de Defesa Lloyd Austin“, escreveu Gallant nas redes sociais.
Leia mais aqui; assine Crusoé, a publicação que fiscaliza TODOS os poderes da República.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)