Crusoé: onda sem rumo
O ex-guerrilheiro Gustavo Petro é o favorito no primeiro turno das eleições colombianas deste domingo, 29, com 40% das intenções de voto, informa a Crusoé. "Caso consiga se sagrar vitorioso também no segundo turno, em junho, Petro, do partido Colômbia Humana, comandará a quinta vitória da esquerda na América Latina desde o início da pandemia"...
O ex-guerrilheiro Gustavo Petro é o favorito no primeiro turno das eleições colombianas deste domingo, 29, com 40% das intenções de voto, informa a Crusoé.
“Caso consiga se sagrar vitorioso também no segundo turno, em junho, Petro, do partido Colômbia Humana, comandará a quinta vitória da esquerda na América Latina desde o início da pandemia de Covid, em janeiro de 2020. De lá para cá, a esquerda ganhou na Bolívia, no Peru, no Chile e em Honduras. A direita só levou a melhor no Equador e na Costa Rica. O quadro regional tem levado muitos brasileiros a comemorar as notícias como uma nova onda de esquerda, principalmente porque Lula está à frente nas pesquisas brasileiras.”
“Um olhar mais atento, contudo, mostra um fenômeno de natureza diferente. O que os eleitores em geral estão buscando é substituir os governantes com dificuldade para administrar crises por outros líderes mais frescos e com promessas diferentes. Na Colômbia, a desaprovação do atual presidente colombiano, Iván Duque, é de 67%. Apenas 27% gostam do seu governo, segundo o instituto Invamer. Corrupção, insegurança, economia e desemprego são as principais preocupações dos eleitores.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)