Crusoé: “Onda é boa para Milei e péssima para a direita tradicional”
Um recorte das pesquisas eleitorais na Argentina pós-primárias mostra uma tendência ótima para o candidato presidencial da direita radical, Javier Milei, e péssima para...
Um recorte das pesquisas eleitorais na Argentina pós-primárias mostra uma tendência ótima para o candidato presidencial da direita radical, Javier Milei, e péssima para a coalizão Juntos por El Cambio, do ex-presidente Mauricio Macri.
Levantamento do instituto Opinaia, realizado na semana passada, calcula o momento da transferência de votos das PASO, como são chamadas as primárias, para o primeiro turno.
Em suma, o recorte calcula a composição da intenção de voto em cada candidato com base em quem os entrevistados declararam ter votado nas primárias.
Manutenção dos votos
Segundo o Opinaia, Milei, que foi o mais bem votado nas PASO, é o presidenciável que mais retém seus votos.
Cerca de 91% dos entrevistados que declararam ter votado no candidato da direita radical intendem votar nele no primeiro turno.
A taxa do candidato da situação, o ministro da Economia, Sergio Massa, está em empate técnico com Milei. A manutenção dos votos em Massa chega a 89%.
A pior performance entre os três principais presidenciáveis é a da candidata oficial do Juntos por El Cambio, a ex-ministra de Segurança Pública de Macri, Patricia Bullrich.
O Opinaia aponta que Bullrich mantém apenas 84% dos votos que recebeu nas PASO.
A maior parte da evasão, 12%, foi para Milei.
“O Juntos por El Cambio deixou de ser a principal oposição depois de perder cerca de 4 milhões de votos para Milei nas primárias”, diz Orlando D’Adamo, diretor do Centro de Opinião Pública da Universidade de Belgrano, na Argentina.
“Até as principais pesquisas, por enquanto, dão Milei e Massa no segundo turno”, acrescenta, incluindo a do Opinaia.
Votos dos perdedores das primárias
A sangria na coalizão de Macri também parte dos votos recebidos pelo pré-candidato derrotado por Bullrich nas primárias, o governador da cidade de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta.
De todos os entrevistados que declararam ter votado em Larreta nas primárias, apenas 56% afirmaram ter intenção de votar em Bullrich no primeiro turno.
Larreta era…
Leia mais: Assine a Crusoé, a publicação que fiscaliza TODOS os poderes da República.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)