Crusoé: O recado do diretor da CIA a Delcy Rodríguez
John Ratcliffe teria tratado do combate ao narcotráfico e de interesses estratégicos dos EUA em reunião em Caracas
A pedido de Donald Trump, o diretor da CIA, John Ratcliffe (foto, em pé), reuniu-se com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, em Caracas, na quinta-feira, 15.
Segundo a agência Reuters, o líder da agência de espionagem americana teve a missão de transmitir “a mensagem de que os EUA esperam uma relação de trabalho melhorada”.
Um dos temas levados por Ratcliffe foi o combate ao narcotráfico e a garantia de que a Venezuela não continue sendo um refúgio para os narcotraficantes.
Os Estados Unidos também pleiteiam que o grupo criminoso Trem de Aragua (TdA) – considerado terrorista – seja combatido internamente.
Como mostramos, o TdA atua braço-armado do chavismo na América Latina, funcionando como um instrumento do chavismo para projetar influência e financiar a ditadura por meio do narcotráfico, contrabando, extorsão e redes internacionais de exploração.
O encontro ocorreu no mesmo dia em que Trump recebeu a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, na Casa Branca.
Efeito visita?
O cientista político venezuelano José Vicente Carrasquero, em sua conta no X, compartilhou notícia de que a filha do presidente eleito, Edmundo González, conseguiu ver o marido — preso injustamente — pela primeira vez em mais de um ano.
Ele sugere que a visita de Ratcliffe possa ter gerado um impacto, já que algumas ordens de Trump não estariam sendo cumpridas pelo regime.
“Qual o impacto da visita do diretor da CIA? Há ordens que não estão sendo cumpridas. E a CIA não tem funções diplomáticas…”, escreveu.
Gerenciamento do regime
No momento, para Trump, a atual presidente interina atende parte de seus interesses.
Delcy Rodríguez concordou em entregar entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo bruto aos americanos.
Ela também se comprometeu em libertar os 811 presos do regime, o que foi elogiado por Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca.
Agora, recebeu o diretor da CIA na capital venezuelana, algo impensável até pouco tempo atrás.
Manter Delcy no…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)