Crusoé: O que é a Operação Atlantis, feita nos túneis do Hamas por Israel
Pela primeira vez, Forças de Defesa de Israel confirmaram que agora atuam nos túneis do Hamas na Faixa de Gaza, em um sistema que pode ser maior que o metrô de SP
As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) confirmaram pela primeira vez desde o início da guerra contra o Hamas, em outubro, que estão bombeando água nos túneis construídos pela organização terrorista na Faixa de Gaza. A operação, chamada de “Atlantis” para lembrar a mítica ilha que teria sido submersa após um terremoto, foi revelada nesta terça-feira, 30.
Em um comunicado revelado pela mídia israelense, o IDF indicou que a Atlantis “é parte de um conjunto de ferramentas aplicadas pelos militares para neutralizar a ameaça da rede subterrânea de túneis do Hamas.”
A operação começou a ser montada em dezembro, com a instalação de máquinas para bombear água para dentro da rede de túneis — que, mesmo em uma área reduzida como é a Faixa de Gaza, poderia ter centenas de quilômetros e ser maior que o metrô de São Paulo.
Segundo o comunicado das Forças de Defesa de Israel, a inundação dos túneis usados pelos terroristas tem sido acompanhada por técnicos para evitar danos ambientais. Isso porque o alagamento poderia prejudicar os lençóis freáticos que abastecem a região.
Segundo o jornal israelense Yedioth Ahronoth, fontes do governo dos Estados Unidos indicaram que os primeiros túneis estariam alagados com água do Mar Mediterrâneo, enquanto água de Israel estaria sendo usada mais recentemente para submergir outras instalações.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)