Crusoé: Nobel da paz ucraniana vem ao Brasil expor crimes de guerra da Rússia
Oleksandra Matviichuk chega na quinta-feira, 14, a fim de sensibilizar os brasileiro sobre os crimes de guerra cometidos na Ucrânia
A advogada ucraniana Oleksandra Matviichuk, laureada com o Prêmio Nobel da Paz em 2022, chega ao Brasil na quinta-feira, 14 de novembro, para participar de eventos relacionados ao G20.
A visita tem como objetivo sensibilizar o público brasileiro sobre os crimes de guerra cometidos pela Rússia na Ucrânia. Durante o Fórum de Paris pela Paz, Matviichuk destacou sua intenção de expor, aos brasileiros, as atrocidades perpetradas pelo exército russo.
Fundadora do Centro pelas Liberdades Civis, Matviichuk documentou cerca de 80 mil crimes de guerra, incluindo a deportação forçada de aproximadamente 20 mil crianças ucranianas para a Rússia, onde seriam adotadas por famílias locais.
Ela defende a criação de um tribunal internacional para julgar Vladimir Putin e outras autoridades russas.
Lula pró-Rússia
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, tem sido criticado por afirmar que a responsabilidade pela guerra é compartilhada por ambos os lados quando, na verdade, trata-se de uma guerra de invasão, onde há um claro país agressor, que é a Rússia.
O presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, já denunciou em várias ocasiões o viés pró-Rússia de Lula e criticou a hipocrisia de suas supostas iniciativas de paz, combinadas com a Rússia e com a China sem a participação da Ucrânia.
Em meio a este contexto político, Matviichuk pretende apresentar ao público brasileiro uma visão centrada nos impactos humanos do conflito, ressaltando os ataques deliberados contra civis e infraestruturas como escolas e hospitais.
Ela destaca a precariedade enfrentada pelos cidadãos ucranianos, mencionando que…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Clayton De Souza pontes
13.11.2024 11:56Será que o Lula vai receber essa moça ?