Crusoé: Mais um “novo presidente do Haiti” toma posse
Após quase um mês e meio sem ninguém para de fato tomar decisões no país, ex-ministro das Finanças de Ariel Henry ocupará seu cargo
O Haiti deu posse, nesta quinta-feira, 25, ao mais novo presidente do país. Michel Patrick Boisvert, o ex-ministro das Finanças do governo anterior, assumiu como o terceiro presidente sem mandato no país, hoje assolado por crises sociais, políticas e de segurança, simultaneamente.
A diferença, desta vez, é Boisvert assume o cargo junto com outros oito nomes em um “Conselho Presidencial de Transição”, que finalmente tentará por ordem no país. A proposta foi desenhada pela Caricom, a comunidade de países caribenhos, no mês passado.
São nove nomes que integram o gabinete — sete com direito a voto, representando partidos políticos no país e o setor privado. Dois nomes, representando o setor religioso e o partido REN, estarão como observadores sem direito a voto.
Quem não ganhou nenhuma cadeira no conselho foi a figura mais importante do país no momento: Jimmy Chérizier, o miliciano conhecido como Barbecue que domina quase 80% da capital do país, Porto-Príncipe. Seu grupo, uma união de gangues, tomou o poder do estado em quase toda a capital e cobrou a renúncia do ex-presidente Ariel Henry, sob a ameaça de escalar os conflitos nas ruas da cidade em uma guerra civil. Henry, preso para fora do país, capitulou e renunciou sem muitos questionamentos.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)