Crusoé: “Lula relativiza as violações de direitos humanos da China”
Em entrevista dada ao canal português RTP1 no sábado, 22, o presidente Lula foi questionado sobre as violações de direitos humanos na China, informa Crusoé...
Em entrevista dada ao canal português RTP1 no sábado, 22, o presidente Lula foi questionado sobre as violações de direitos humanos na China, informa Crusoé.
“Na sua pergunta, o repórter cita alguns casos: ‘A China tem um currículo enorme (de violações de direitos humanos), de Xinjiang a Hong Kong, passando pelos presos políticos’.”
“Em Xinjiang, o Partido Comunista tem campos de concentração onde são mantidos muçulmanos, proibidos de exercerem a própria fé. Detentos são submetidos a uma doutrinação intensiva e são submetidos a tortura mental e física. Em Hong Kong, a China impôs uma lei de segurança nacional que impede qualquer manifestação a favor da democracia. Em 2020, o estudante Joshua Wong, pegou 13 anos de prisão por participar de reuniões não autorizadas pelo regime, para organizar protestos.”
“Lula respondeu ao jornalista português com a seguinte frase: ‘Todos os países do mundo têm problemas. Nós precisamos aprender a respeitar a autodeterminação dos povos. A China encontrou um jeito de resolver os seus problemas, e um jeito que permitiu que a China logo logo se transforme na primeira economia do mundo. Eu acabei de vir da China. Você pode não concordar com o regime chinês, como eles podem não concordar com o do Brasil. Tem muita gente que não concorda com as coisas da política que acontece no Brasil. Mas é o nosso jeito de fazer política’.”
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)