Crusoé: “Lula não sabe nada sobre Julian Assange”
O presidente Lula, em discurso na ONU nesta terça-feira (19), afirmou que o “jornalista” Julian Assange (foto) “não pode ser punido por informar a sociedade de maneira transparente e legítima”. No entanto, há vários equívocos na fala do petista, diz Crusoé...
O presidente Lula, em discurso na ONU nesta terça-feira (19), afirmou que o “jornalista” Julian Assange (foto) “não pode ser punido por informar a sociedade de maneira transparente e legítima”. No entanto, há vários equívocos na fala do petista, diz Crusoé.
“Em primeiro lugar, Assange não é jornalista. Não escolhe quais informações irá publicar, não cultiva fontes, não edita para que suas descobertas fiquem mais interessante ou claras para o leitor ou telespectador. Ele apenas jogava em seu site, o Wikileaks, milhares de dados que tinham sido ilegalmente obtidos, sem considerar as consequências dos vazamentos ou a melhor forma de apresentá-los. Em vez de chamá-lo de jornalista, Lula deveria chamá-lo pelo que ele é de fato: um hacker.”
“Ao publicar essas informações sem qualquer critério, Assange colocou em perigo vidas de pessoas no mundo todo que contribuíam com os americanos. Não é o que se poderia chamar de ‘informar a sociedade de maneira transparente e legítima’.”
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)