Crusoé: Lula não quer saber da autodeterminação dos guianenses
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (na foto, ao lado de Lula), nomeou nesta terça, 5, um interventor para o território de Essequibo, que pertence à Guiana...
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (na foto, ao lado de Lula), nomeou nesta terça, 5, um interventor para o território de Essequibo, que pertence à Guiana. Maduro também ordenou que a estatal petrolífera PDVSA distribua licenças para exploração de petróleo no território do país vizinho e divulgou um mapa, que será distribuído em escolas venezuelanas, em que 70% do território da Guiana aparece como sendo parte da Venezuela.
Tudo isso apesar de 250 mil guianenses viverem nessa região. Os guianenses, afinal, não teriam o direito de governar a si próprios, da maneira como bem entendem? Ou deveriam se curvar ao ditador vizinho?
O presidente Lula, porém, nada falou sobre o direito à autodeterminação dos guianenses.
A questão é que Lula sempre usa o conceito de autodeterminação para dizer que os países não podem se meter quando um povo é oprimido por uma ditadura, que viola os direitos humanos.
Foi assim para defender o nicaraguense Daniel Ortega, em 2021. “Nós temos que defender a autodeterminação dos povos. Sabe, eu não posso ficar torcendo. Por que que a Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não?”, disse o brasileiro.
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)