Crusoé: Lacalle Pou critica governantes que fingem não ver a fraude na Venezuela
"Chegou a hora de agir pela Venezuela e pelos venezuelanos", disse o presidente uruguaio. Javier Milei e Gabriel Boric também falaram da Venezuela. Lula foi omisso
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou (foto), criticou na Assembleia-Geral da ONU nesta quinta, 26, os governantes que fingem não ver o que acontece na Venezuela “seja porque não têm interesse, ou por causa dos seus interesses“.
Lacalle Pou não mencionou Lula, que ignorou o assunto em seu discurso na ONU, na terça.
Outros presidentes que falaram sobre a situação na Venezuela foram o presidente da Argentina, Javier Milei, e o chileno Gabriel Boric.
“Eu não posso deixar de mencionar o que acontece na Venezuela. Entre outras coisas, porque nós estamos tomando uma nova posição. Felizmente, nós sempre estivemos longe daquele regime autoritário e intolerante, que atacou a liberdade e o bem comum. Nós todos sabemos o que está acontecendo há muito tempo naquele país. E muitos governantes e líderes globais fingiram que não viram. Alguns fizeram isso por falta de interesse. Outros, infelizmente, por causa desses interesses“, disse Lacalle Pou.
“Eu preciso falar da situação das eleições. Nós temos de condenar a fraude e o regime, não apenas por ter distorcido o processo eleitoral, mas também por causa da perseguição que está acontecendo, da violação dos direitos humanos e das prisões arbitrárias“, disse o presidente uruguaio.
“Sei que muitos chefes de governo e de Estado falaram sobre isso. Agora parece para mim que é a hora de agir. Chegou a hora de agir pela Venezuela e pelos venezuelanos. Se a comunidade internacional tolerar essas atitudes, então vamos apenas esperar para ver qual será o próximo país que estará sujeito ao mesmo destino dos venezuelanos.”
Na terça, 24, o presidente argentino Javier Milei também citou a Venezuela.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)