Crusoé: historiador traça paralelo entre guerra na Ucrânia e no Paraguai
Na nova edição da Crusoé, que foi ao ar nesta sexta-feira (17), Duda Teixeira entrevistou o historiador Francisco Doratioto (foto), autor de "Maldita Guerra", obra publicada há vinte anos que derrubou diversos mitos sobre a Guerra do Paraguai...
Na nova edição da Crusoé, que foi ao ar nesta sexta-feira (17), Duda Teixeira entrevistou o historiador Francisco Doratioto (foto), autor de “Maldita Guerra”, obra publicada há vinte anos que derrubou diversos mitos sobre a Guerra do Paraguai.
“Atento aos acontecimentos na Ucrânia, Doratioto traça vários paralelos entre o conflito atual e o que aconteceu no final do século XIX. Ambas as guerras saíram de ‘um cérebro só’, que fazia pouco caso das vidas de seus soldados. Além disso, ao redor dos dois conflitos, surgiram teses para explicá-los a partir de eventos externos. No caso do Paraguai, o imperialismo britânico. Na guerra da Ucrânia, seria a narrativa do presidente da Rússia, Vladimir Putin, de que a expansão da Otan para o leste teria causado tudo. ‘Não há qualquer base factual, documental ou lógica para a acusação de Putin. Por outro lado, a análise historiográfica da política externa de Putin demonstra, sim, que ele tem um projeto expansionista’, diz Doratioto, que acaba de lançar uma segunda edição de ‘Maldita Guerra’, com 80 páginas adicionais.”
LEIA AQUI a íntegra da entrevista; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)